Home » Notícias

SEMANA DAS MILHAS: Como funcionam os Programas de Fidelidade?

Os programas de fidelidade são clubes de vantagens oferecidos pelas companhias aéreas, em que quanto mais fiel o cliente for, mais vantagens ele poderá ganhar. Foi uma forma que as empresas de aviação encontraram de retribuir os clientes que voam com elas frequentemente.

Com esses programas você pode ganhar descontos incríveis ou até passagens aéreas totalmente de graça! E isto é possível se você viaja muito e está sempre usando seu cartão de crédito em suas despesas pessoais, uma vez que a cada compra você estará acumulando pontos, e esses pontos podem ser trocados por milhas ou outros prêmios.

Para participar é muito prático. A maioria dos programas de fidelidade oferece um cadastro simples e gratuito. Entre os principais programas estão:

Amigo

O programa de fidelidade Amigo pertence à companhia aérea Avianca. Por este programa, você pode acumular pontos quando viaja com a Avianca Brasil, ou com as companhias aéreas membro Star Alliance, em voos de outras companhias aéreas parceiras, ou, ainda, com os parceiros de cartões de crédito (Bradesco, Banco Pan e HSBC).

Os pontos acumulados terão validade de dois anos e a grande vantagem deste programa é que ele não exige um cartão de credito próprio para o acúmulo de milhas.

Gol Smiles

Talvez este seja um dos programas com mais destaque atualmente, pois oferece muitas facilidades para o consumidor.

Um exemplo disso é que as milhas acumuladas nos voos nacionais da Gol são de duas milhas para cada real que você gastou nas suas tarifas. Para acumular você deve informar seu número Smiles no momento da compra ou na hora do check in. Inclusive, você pode fazer a compra e se identificar como cliente Smiles no próprio site da companhia aérea, e o crédito em milhas estará em sua conta Smiles em até 10 dias úteis após a data do voo.

Para voos internacionais, as milhas são acumuladas também de acordo com o valor gasto em tarifas, mas também de acordo com a distância entre a saída e a chegada.

Outra vantagem é que, conforme os demais programas, cada vez que você usa o seu cartão de crédito você ganha pontos que podem virar milhas e, no caso do Smiles, todos os principais bancos são parceiros.

Ele possui também as principais companhias aéreas como parceiras, como a Gol, Delta, Airfrance, TAP, entre outras.

Latam Fidelidade e Multiplus

O Latam Fidelidade nada mais é que um cartão da companhia aérea Latam onde você acumula pontos e pode transferir para o programa Multiplus, onde você pode trocar por passagens, produtos e serviços variados.

O acúmulo de pontos também se dá a partir da fidelização do cliente na hora de escolher o voo. Ou seja, quando mais voos com a Latam Airlines e seus parceiros, mais pontos serão acumulados. Outra opção é acumular no dia a dia através de compras com empresas parceiras da Rede Multiplus, na Latam Travel ou ainda com o cartão TAM Itaucard e Multiplus Itaucard.

Tudo Azul

Esse programa é da companhia aérea Azul, e oferece pontos de acordo com os preços da tarifa e da passagem. A categoria básica dá dois pontos por cada real gasto na tarifa promo e três pontos na tarifa flex+.

O Tudo Azul é parceiro da TAP, e também dá a opção de o cliente escolher em que programa prefere acumular seus pontos de voos, no Tudo Azul ou no Victoria, da TAP.

Além disso, eles oferecem acesso antecipado e descontos exclusivos em promoções e bônus ao transferir pontos do cartão de crédito.

Dotz

Existem também alguns programas que não estão vinculados a uma companhia aérea, como o Dotz, que faz parceria com diversos estabelecimentos, e a cada compra efetuada nesses locais você acumula uma certa quantidade de pontos (a quantidade de pontos a cada um real em compras varia de empresa para empresa).

Esses pontos Dotz, além de servirem como moeda de troca de produtos, também podem ser transferidos para programas de milhagens e trocar por passagens aéreas. E mais, clientes do Banco do Brasil que usam Ourocard ganham pontos Dotz em dobro, do cartão e do parceiro.

O brasileiro quer ir para o nordeste

O ano de 2017 aparentemente se apresenta favorável para viajar. O consumidor tem conseguido estabilizar as finanças e, tão logo o dinheiro começa a sobrar, pensar na próxima viagem se mostra como prioridade número um. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em sete capitais brasileiras, 25% das pessoas pretendem sair de férias nos próximos seis meses e o destino favorito de mais da metade dos entrevistados é o nordeste.

De acordo com a pesquisa, quase 80% dos entrevistados pretendem viajar dentro do país e 57,5% pretende utilizar o avião como meio de transporte. Afinal, ninguém deseja perder tempo viajando de ônibus ou mesmo se cansar dirigindo por muitas horas. Cada dia das férias é muito esperado e vale a pena investir um pouco mais para voar. O aumento das intenções de turismo subiu com relação ao ano passado, o que indica uma melhora evidente nesta retomada da economia.

Mesmo assim, promoções e descontos são muito procurados na hora de viajar e o brasileiro realmente busca as melhores alternativas para economizar no transporte e na estadia, de modo que sobre dinheiro para investir na própria viagem. Por essa razão, os clubes de fidelidade das companhias aéreas são procurados para que os bilhetes sejam pagos com dinheiro e também com pontos. Ao se tornar membro de algum programa, o cliente descobre uma infinidade de promoções, parcerias e opções exclusivas para acumular mais, de modo que a viagem saia por valores e condições de pagamento ainda mais atraentes.

Compra e venda de milhas

As próprias companhias aéreas permitem o intercâmbio de milhas e pontos acumulados de membro para membro, de companhia para companhia e também de parceiros. No entanto, a cotação acaba por não ser precisamente atraente para o passageiro que deseja economizar. Porém, fora das companhias aéreas também há diversas oportunidades de se aproveitar os pontos, trocando por dinheiro através da venda de milhas.

Um dos contras dos programas de fidelidade é que as milhas possuem data de validade e podem expirar. A Gol, por exemplo, busca suprir esta condição através do Clube Smiles, no qual os membros devem pagar por uma mensalidade para que suas milhas aéreas tenham validade de 10 anos. Porém, não é interessante para passageiros que não são tão frequentes.

Desse modo, o cliente que deseja vender suas milhas a um preço interessante deve contar com a Central Milhas. Acessando o site da empresa é possível conferir depoimentos de clientes satisfeitos e frequentes, que se tornam parceiros. Para vender, basta solicitar a sua cotação e aguardar o passo a passo via e-mail, que será enviado imediatamente. Depois disso, é preciso fornecer os dados bancários para que o valor dos pontos vendidos seja depositado. Quando o dinheiro estiver na sua conta, você poderá passar a sua senha e as informações da conta, para que a Central Milhas faça a transação.

Você também pode contar com o auxílio de Clubes de Viagem, como por exemplo o SBTUR. A parceria entre SBTUR e SMILES começou no ano de 2015 e tem feito muitos clientes satisfeitos. A SBTUR sempre apostou na flexibilidade como um dos pontos para se diferenciar da concorrência e servir como uma nova forma de viajar para um número cada vez maior de pessoas. Portanto, é natural que o cliente SBTUR possa utilizar seu Plano de Viagens de diversas formas. A qualquer momento, você pode entrar em contato com a central de atendimento ou fazer login no portal do cliente para converter os seus créditos SBTUR em Milhas Smiles. Além disso, se você já tiver acumulado Pontos SBTUR indicando amigos no Programa Indicação Premiada SBTUR, você também pode converter os pontos em milhas. Além disso, agora todos os clientes Smiles podem converter suas milhas em Pontos SBTUR! Para converter é muito fácil, acesse o Shopping Smiles na categoria Programas Parceiros e siga as etapas.

Fácil, simples e seguro. Viaje quando quiser e desfrute do que proporcionam as suas milhas, mesmo quando não for viajar!

SEMANA DAS MILHAS: Como usar milhas

A primeira coisa a se fazer antes de acumular milhas é conhecer a política de acúmulo e uso da empresa, seja ela companhia aérea, cartão de crédito ou outras. Isso é muito importante para saber os seus direitos e como usar milhas da melhor forma.

Se informar sobre a política de empresas diversas te ajudará a escolher a que atende melhor seus hábitos e necessidades em relação às milhas.

Em seguida, pode partir para o cadastro no programa de fidelidade escolhido, e começar a usufruir das vantagens!

O uso mais comum é realmente para viagens, mas há outras possibilidades conforme a empresa e programa.

  • Viajar com milhas

Quando se acumula pontos em companhias aéreas, o objetivo já é bem claro: usá-las para viajar!

Esse uso pode tanto no sentido de comprar passagens com milhas ao invés de dinheiro, quanto para dar upgrades nas viagens, como trocas de classe no vôo, de econômica para executiva, se houver, ou conseguir prioridade no embarque ou assentos melhores. Vai depender das vantagens oferecidas por cada companhia.

  • Hospedagem com milhas

Há algumas redes de hotéis que fazem parcerias com companhias e agências, normalmente as grandes redes com hotéis em muitos locais, o que é uma grande vantagem.

  • Produtos e serviços

Outra possibilidade é a troca de milhas por serviços ou produtos. O programa Smiles, por exemplo, possui o Smiles Shopping, que oferece desde eletrodomésticos até ingressos para shows, devido a parcerias com lojas. Programas como o Dotz também possibilitam o gasto das milhas em produtos ou… viagens. Está tudo relacionado, basta observar as políticas para entender o que será mais vantajoso para você.

Transferência de Milhas

Quando o acúmulo é feito no cartão da companhia aérea, o uso para viagens já fica claro. Mas quando é feito no cartão de crédito, é preciso fazer a transferência para o local onde quer gastar as milhas, e mais uma vez cada banco tem a sua política para resgate das milhas, ás vezes apresentando uma quantidade mínima para uso, ás vezes cobrando taxas para transferência.

 

SEMANA DAS MILHAS: Como conseguir Milhas

Adquirir e acumular milhas é bem fácil. Confira como conseguir milhas:

  • Voando

A primeira forma de conseguir milhas, de onde surgiu a ideia original delas, é: viajando!

Mas não é só comprar sua passagem e pegar o voo. Deve-se primeiramente fazer um cadastro no programa de fidelidade da companhia que escolheu voar, que pode ser feito na internet. Estando cadastrado, o sistema fará a pontuação automática, e você pode acompanhar o seu acúmulo sempre que quiser.

Para concentrar melhor a demanda das milhas, as empresas adotaram cartões de crédito próprios para as compras de passagens

  • Usando o cartão de crédito

Quanto mais compras você faz no cartão de crédito, mais milhas vão sendo acumuladas, seguindo a lógica da fatura 

  • Demais programas

Existem outras empresas que promovem programas com milhas. Uma das mais conhecidas no Brasil é a Dotz, que tem diversos comércios cadastrados onde, ao fazer alguma compra neles, é dada a opção de receber pontos que podem ser acumulados.

          

Saiu Na Mídia

Fixo: (61) 3013-7200
TIM WhatsApp: (61) 98162-0908

SCS Qd.6 Edificio José Severo Sala 320/32

SiteLock

60 Mil Pessoas Confiam

Área do Cliente

(61) 3013-7200    (61) 98162-0908

Menu Principal