Muitas pessoas se perguntam como devem proceder para obter milhas da American Airlines, qual é o seu programa de milhagens e como funciona. Em primeiro lugar, é importante lembrar que a American Airlines possui parcerias com a LATAM e a Gol, por exemplo, e seus respectivos programas de milhas. Assim, sendo cliente de uma das empresas, é possível trocar suas milhas por trechos da American Airlines. Além da LATAM e da Gol, a companhia possui também outros parceiros, através dos quais é possível fazer a transação de pontos.

No entanto, a American Airlines também possui um programa de milhas próprio chamado de AAdvantage que é uma das maiores referências do mundo em programa de milhas. Assim como os programas de milhas que já conhecemos, o AAdvantage também é vinculado a outras companhias aéreas e a parceiros que vendem produtos e serviços. Atualmente, o AAdvantage viabiliza viagens em mais de 1000 destinos em todo o mundo.

O AAdvantage é bastante flexível, de modo que é possível obter pontos de diversas formas além do acúmulo tradicional através dos voos. É possível reverter pontos comprando de parceiros, comprar milhas, presentear um amigo com elas ou transferi-las para alguma outra conta AAdvantage. Através da opção “presentear milhas” é possível emitir bilhetes de outras companhias aéreas.

Categorias do AAdvantage

O AAdvantage também possui diferentes categorias que concedem benefícios ao usuário. O cadastro no programa é gratuito para ser um membro comum, bastando acumular através dos voos, do cartão de crédito ou da utilização dos serviços e produtos dos parceiros. No entanto, para fazer um upgrade na sua conta, é preciso que você se torne um membro da categoria Elite. Para tanto, é preciso que você consiga adquirir ao longo do ano EQDs (dólares de qualificação Elite), uma quantidade maior de EQMs (milhas de qualificação Elite) e EQSs (trechos de qualificação Elite). Dentro da categoria Elite, ainda há as seguintes subcategorias: Executive Platinum, Platinum Pro, Platinum e Gold.

Os EQMs nada mais são do que uma porcentagem das milhas voadas com a companhia. Os EQSs podem ser obtidos através de bilhetes qualificados comprados na American Airlines ou nas empresas parceiras. Já os EQDs podem ser obtidos considerando-se o preço do bilhete dos voos comercializados pela companhia. É importante ressaltar que a American Airlines também disponibiliza a compra de novos upgrades do AAdvantage como uma forma de o usuário acumular mais rapidamente e obter ainda mais benefícios em menos tempo.
Além da categoria Elite, também é possível atingir a categoria Million Miler, que é o topo das categorias dentro do AAdvantage. Esta categoria é reservada aos usuários que voaram mais de um milhão de milhas com a companhia e que, portanto, merecem benefícios especiais e exclusivos. Ao conquistar o título de Million Miler, o usuário também adquire: a categoria AAdvantage Gold por toda a vida do programa e trinta e cinco mil milhas de bônus. No segundo milhão adquirido, o usuário também ganha a categoria Platinum por toda a vida do programa e mais quatro upgrades para viagens de ida ou volta. Acompanhe seu saldo!