Quem gosta de viajar sempre tem uma empresa de sua preferência. Existe aquela que oferece o melhor atendimento, aeronaves mais confortáveis, o melhor serviço de bordo ou mesmo aquela que honra melhor os compromissos com os horários dos voos. Cada benefício agrada a um tipo de usuário. Quem prioriza o conforto, dificilmente viajará com aquela que peca nesse aspecto, ainda que tenha que pagar um pouco mais caro por isso. Assim, todas as empresas aéreas apostam em algum diferencial e possuem um público-alvo determinado, pois é muito importante que as empresas saibam exatamente quem são os seus clientes. O que parece funcionar para todas, no entanto, são seus programas de milhagens, que conseguem fidelizar até os clientes mais indecisos, e assim como os serviços que as próprias empresas oferecem, os programas também possuem vantagens específicas que buscam abranger ano após ano.

A Avianca possui o programa Amigo, que permite acumular milhas de voos e também no cartão de crédito para a troca por bilhetes ou em produtos e serviços de parceiros. Com as milhas acumuladas no programa Amigo, o cliente pode escolher trechos com mais de 1.300 destinos nacionais e internacionais. O Amigo, assim como os programas de milhas das outras empresas aéreas, possui diferentes categorias que são atingidas à medida que se acumula mais pontos

Para começar a acumular, o cliente deve se cadastrar no programa, e antes que acumule pontos, já está na categoria bronze, que não concede benefícios a não ser a possibilidade de acumular. Quando o cliente consegue 15 mil pontos (no cartão ou em viagens) ou 20 trechos viajados, sobe para a categoria Silver, que garante 25% de bônus na pontuação de voo e ainda 10 kg de bagagem adicional extra, sem nenhum custo. A partir dos 45 mil pontos acumulados ou 50 trechos viajados, o cliente consegue se enquadrar na categoria Gold – 20 kg de bagagem adicional grátis, 50% de bônus da pontuação de voo, além de prioridade na retirada da bagagem, no check-in e no embarque. Acima da categoria Gold está a categoria Diamond, para clientes com 90 mil pontos acumulados ou 100 trechos viajados. Os clientes Diamond ganham 100% de bônus na pontuação de voo, embarque, check-in e retirada de bagagens preferenciais, 20 kg de bagagem extra grátis, marcação de assento preferencial e atendimento exclusivo via e-mail.
O programa Amigo atua em parceria com as 27 empresas-membro da rede Star Alliance, 8 empresas de locação de veículos, redes de hotéis, as mais conhecidas redes de cartão de crédito e também sites de compras. É importante lembrar que ao comprar com um parceiro Amigo, você não pode utilizar os pontos para fazer o pagamento. A vantagem seria que você pagaria em dinheiro e receberia pontos no seu cartão para, posteriormente, trocá-los por viagens. O Amigo ainda oferece a possibilidade de solicitação de pontos por voos já realizados, ou seja, se você se esqueceu de informar o seu número Amigo e o seu CPF em algum voo, pode fazê-lo em até 15 dias depois. Basta acessar o site da Avianca e entrar em sua conta Amigo para o resgate.