Diversas empresas especializadas na transação de milhas aéreas oferecem a possibilidade de se vender e comprar milhas sem o intermédio das companhias aéreas. A venda, compra e concessão de milhas aéreas é permitida dentro das próprias companhias e também entre uma e outra. A flexibilidade na hora de gerenciar as milhas aéreas torna mais viável economizar no  momento de adquirir um bilhete ou mesmo aproveitar milhas que não serão mais utilizadas antes do vencimento.

A legalidade

 

É bastante comum que as companhias aéreas proíbam em seus regulamentos internos a venda de milhas para terceiros. Porém, é preciso considerar que a legislação brasileira não ampara essa proibição. Ora, as milhas que um indivíduo acumula podem ser consideradas como sua propriedade, de modo que possui autonomia para decidir o que deve ser feito com elas.

É interessante analisar a posição das companhias com a proibição. Os programas de fidelidade, como o próprio nome diz, possuem o objetivo de fidelizar o cliente de modo que não seja interessante que viaje com companhias concorrentes. Acumular milhas em vários programas diferentes, de fato não é inteligente. Por essa razão, a possibilidade de ceder as milhas a terceiros abre brechas para enfraquecer o poder de fidelizar dos programas. Exceto isso, não há prejuízos relevantes que possam ser apontados para as companhias.

 

Segurança

Vender milhas é seguro, desde que você o faça com uma empresa especializada e que possui credibilidade. Confira depoimentos de outros clientes e analise suas experiências, caso a empresa disponibilize este espaço em seu site. De um modo geral, a transação é bastante segura. Empresas mais confiáveis permitem que o vendedor receba o depósito antes de passar os dados de acesso em sua conta. Outro fator que assegura esse tipo de transação é a conveniência de se ter clientes fixos acumulando milhas e colocando à disposição da empresa. É mais vantajoso manter um vendedor satisfeito por bastante tempo, permitindo um ganho mútuo.

 

Como vender milhas?

O procedimento realizado na venda de milhas fora das companhias aéreas é bastante simples. A Central Milhas, por exemplo, que já é uma empresa experiente no intercâmbio de milhas aéreas, optou por automatizar todo o processo, de modo que, ao acessar o site da empresa, o cliente pode solicitar a cotação de suas milhas, preenchendo os dados para receber em seu e-mail o valor oferecido pelo número disponível. Depois da fase de negociação, a empresa libera o valor acordado na conta do cliente e solicita a senha e os dados de acesso.

A Central Milhas utiliza as milhas compradas para emitir passagens aéreas a valores mais interessantes. Portanto, caso você queira adquirir um bilhete, também pode fazê-lo no site, sob intermédio da empresa, para trechos nacionais e internacionais de diversas companhias. Após a solicitação do bilhete, o cliente o recebe a cerca  de uma hora em seu e-mail, garantindo a sua viagem. A Central Milhas acredita que seu trabalho beneficia milhares de pessoas que desejam viajar e também aquelas que estão com as milhas próximas do vencimento e pretendem, em vez de viajar, obter uma renda extra.