Quando falamos em praia e férias no Brasil a primeira ideia que geralmente ocorre na mente das pessoas é nordeste. De fato, temos uma coleção de paraísos quando nos deslocamos Brasil acima. Porém, nem sempre é possível arcar com os custos de passar férias por lá, especialmente para pessoas que moram em regiões muito distantes. Muito bem! Isso não significa que você não possa curtir dias maravilhosos de sol, calor e paisagens estonteantes na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Embora seja um local com diversas cidades praianas, vamos focar hoje nas mais conhecidas: Armação dos Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Cabo Frio

 

Cabo Frio é, entre as três cidades, a de maior expressividade econômica e, por essa razão, você poderá perceber um local com mais movimento, seguindo a dinâmica das cidades médias, já que possui cerca de 140 mil habitantes. Ainda assim, Cabo Frio é um excelente destino para quem aprecia belas praias. As areias finas e claras e o mar de águas cristalinas são capazes de deixar qualquer um em silêncio, somente a contemplar. Há oito praias que são foco de visitação turística, sendo elas: Praia das Dunas, Praia do Peró, Praia das Conchas, Praia do Foguete, Praia Brava e Praia do Forte, sendo esta última a principal delas e a mais extensa.

A cidade é um local bastante apreciado pelos surfistas e ainda oferece a opção de uma boa visita ao Museu do Surf, localizado próximo à Praia do Forte. Para quem aprecia a boa gastronomia e também a vida noturna, Cabo Frio se mostra como uma excelente opção com seus intermináveis bares e restaurantes de excelente qualidade à beira-mar e danceterias no centro da cidade.

 

Armação dos Búzios

 

A cerca de 24 km de distância de Cabo Frio você vai se deparar com uma charmosa cidadezinha de cerca de 30 mil habitantes. O transporte entre uma e outra é absolutamente viável, rápido e barato. A cidade possui cerca de 25 praias que você pode conhecer rapidamente, caso esteja de carro. As praias são diferentes umas das outras e recebem turistas com diferentes demandas: surf, gastronomia, mergulho, nudismo, isolamento, mirantes etc. Basta escolher qual é a sua preferida e desfrutar!

Embora estejamos falando de uma pequena cidade, a vida à noite é bastante animada e há uma enorme variedade de bares e restaurantes no centro da cidade. A pegada gourmet é impossível de ser ignorada e, se você aprecia a boa gastronomia, Armação dos Búzios é a melhor das três cidades para conhecer. Além disso, a cidade oferece diversas lojas e galerias para que os turistas adquiram peças da moda para irem à praia. Portanto, se você esqueceu sua roupa de banho, certamente encontrará peças interessantes para comprar.

 

Arraial do Cabo

 

Arraial do Cabo é uma cidade que ficou famosa nos últimos anos e tem se tornado o sonho turístico de muitos brasileiros. Devido aos diversos passeios de barco oferecidos em Búzios e Cabo Frio que chegavam às praias de Arraial, descobriu-se um paraíso escondido. Arraial do Cabo tem cerca de 8 praias que são foco de turismo e, embora tenha também seus 30 mil habitantes, é um local que cresceu rapidamente. A recomendação é que você deixe o carro na garagem e saia a pé para conhecer a cidade, já que o trânsito é bastante difícil. Assim como Búzios, há praias para todos os gostos e você não pode deixar de fazer um passeio de barco para conhecer a Ilha do Farol, que é uma reserva protegida pela marinha. A Ilha já foi abrigo de indígenas e possui muitos vestígios arqueológicos importantes, razão pela qual cada barco com turistas possui permissão para permanecer de 30 a 40 minutos ao dia na Ilha. O passeio de barco inclui visita à Gruta do Amor, à Gruta Azul, à Fenda de Nossa Senhora e ao ponto exato onde as correntes de águas mornas se misturam às águas geladas em cores incríveis de azul e verde. Se você vai para Arraial do Cabo, não esqueça seu snorkel, porque os mergulhos são realmente sensacionais!

Para chegar às três cidades, você pode pegar um voo para o Rio de Janeiro. De lá, há empresas especializadas em traslado para as três cidades, bem como empresas de ônibus que proporcionam uma viagem extremamente confortável a qualquer uma delas. Chegando ao seu destino final, você pode, caso assim deseje, alugar um carro comum ou um buggy.