As milhas aéreas sempre geram muitas dúvidas para os viajantes, principalmente os iniciantes. Como funcionam, quais as vantagens e como comprar as passagens são as perguntas mais frequentes.
Para ajudá-lo nesta jornada, separamos tudo o que você precisa saber sobre os programas de milhagens. Então prepare as malas, que em breve sua viagem irá começar!  

O que são as milhas aéreas?

As companhias aéreas criam programas para que os seus clientes possam acumular milhas durante suas viagens e convertê-las em créditos.
Basta se cadastrar nos programas de fidelidade destas empresas e trocar por produtos ou passagens aéreas.

As principais características dos programas de milhagem

Hoje existem dezenas de programas de fidelidade, porém os principais são: o programa smiles da Gol e o programa de milhas da azul.

 

Alguns programas permitem que o passageiro acumule pontos por cada real gasto. A quantidade de pontos pode variar de acordo com o trecho escolhido.
Normalmente as milhas aéreas podem ser utilizadas em até 2 anos, o que garante ao cliente tempo suficiente para planejar a próxima viagem.
É importante se atentar à quantidade mínima de pontos para que seja possível fazer o resgate.  
Existem empresas aéreas que preferem adotar um valor fixo de pontos por cada bilhete emitido. Nesse caso não faz muita diferença a distância que será percorrida. Fique atento!

Posso participar dos programas de várias companhias aéreas?

Sim, não há nenhuma restrição quanto ao cadastro no programa de milhas aéreas de várias empresas. Porém,  para que você consiga acumular rapidamente, é recomendável utilizar uma ou duas empresas.
É importante ler atentamente o regulamento de cada empresa para saber como “adquirir” as milhas aéreas. É possível ganhar milhas com voos anteriores? Sim, porém você deve sempre ficar atento ao prazo de validade. É recomendável entrar em contato com a companhia que você contratou para saber qual o prazo de requisição.
 Tenha em mãos o seu número do programa de milhagem e o CPF, pois é através deles que algumas empresas irão consultar as suas milhas.

Como viajar de graça com milhas aéreas?

Este é o sonho de muitas pessoas – viajar pelo mundo de graça! Mas para que isso seja possível, você precisa entender como aproveitar melhor as suas milhas.
 Com nossas 3 dicas, já é possível começar a se planejar para viajar de graça:

 

  1. Além das passagens aéreas, também é possível acumular pontos através da compra de produtos. Empresas como Shell e Petrobras também possuem programas de fidelidade;

  2. Verifique os programas de cartões de crédito, já que muitos bancos também oferecem pontos para serem trocados por viagens;

  3. Fique atento às promoções, algumas empresas podem oferecer passagens com custos mais baixos ou com pontuações maiores, o que contribui para trocar por passagens.


Essas foram dicas simples e rápidas que irão contribuir para trocar as suas milhas por uma passagem aérea.

Mas quantas milhas preciso para viajar?

São inúmeros os destinos e nem sempre as empresas deixam as pontuações disponíveis. Porém, em média a pontuação exigida pelas companhias são:

 

  • Viagens pela América do Sul exigem aproximadamente 23.684 milhas;

  • Para viajar para os Estados Unidos, o valor pode dobrar, chegando a 56.524 milhas;

  • Para quem sonha em visitar a Europa, saiba que o número de milhas exigidas pode chegar a quase 102.000.

Vale lembrar que estes números são apenas estimativas, já que cada companhia tem total liberdade para definir as milhagens necessárias para cada passagem.


Quer saber como viajar sem gastar um real? Então confira nossas dicas para viajar de graça.

Como consultar as milhas aéreas?

Assim que você se cadastra no programa de milhagem, a companhia aérea envia automaticamente as informações para você acessar a plataforma.
De forma geral, o sistema irá fornecer um painel com as informações das viagens que você realizou e quantos pontos acumulou em cada uma.
Depois é preciso verificar a pontuação necessária para o destino desejado e trocar seus pontos pela viagem.

Posso vender minhas milhas aéreas?

Sim, é comum que os passageiros vendam suas milhas. É importante pesquisar antes todas as vantagens que a empresa oferece.
Vender suas milhas pode ser uma boa fonte de renda, caso elas estejam perto de vencerem ou você necessite de uma renda extra. Por quanto posso vendê-las? 

Não há como estipular um valor com precisão, pois muitos sites oferecem uma plataforma parecida com um leilão. Assim, os consumidores podem vender as passagens entre eles.
Os valores também podem variar conforme a urgência do cliente em adquirir a passagem. Consulte sempre a sua companhia aérea.

Os programas de milhas como AVIANCA Amigo, Tudo Azul e GOL Smiles, podem oferecer algo em torno de R$-300,00 para cada 10.000 milhas ou pontos.

Ficou com alguma dúvida sobre as milhas aéreas? A Central Milhas atende 24 horas e está a sua disposição. Não perca esta oportunidade e entre em contato conosco.