Os programas de fidelidade são clubes de vantagens oferecidos pelas companhias aéreas, em que quanto mais fiel o cliente for, mais vantagens ele poderá ganhar. Foi uma forma que as empresas de aviação encontraram de retribuir os clientes que voam com elas frequentemente.

Com esses programas você pode ganhar descontos incríveis ou até passagens aéreas totalmente de graça! E isto é possível se você viaja muito e está sempre usando seu cartão de crédito em suas despesas pessoais, uma vez que a cada compra você estará acumulando pontos, e esses pontos podem ser trocados por milhas ou outros prêmios.

Para participar é muito prático. A maioria dos programas de fidelidade oferece um cadastro simples e gratuito. Entre os principais programas estão:

Amigo

O programa de fidelidade Amigo pertence à companhia aérea Avianca. Por este programa, você pode acumular pontos quando viaja com a Avianca Brasil, ou com as companhias aéreas membro Star Alliance, em voos de outras companhias aéreas parceiras, ou, ainda, com os parceiros de cartões de crédito (Bradesco, Banco Pan e HSBC).

Os pontos acumulados terão validade de dois anos e a grande vantagem deste programa é que ele não exige um cartão de credito próprio para o acúmulo de milhas.

Gol Smiles

Talvez este seja um dos programas com mais destaque atualmente, pois oferece muitas facilidades para o consumidor.

Um exemplo disso é que as milhas acumuladas nos voos nacionais da Gol são de duas milhas para cada real que você gastou nas suas tarifas. Para acumular você deve informar seu número Smiles no momento da compra ou na hora do check in. Inclusive, você pode fazer a compra e se identificar como cliente Smiles no próprio site da companhia aérea, e o crédito em milhas estará em sua conta Smiles em até 10 dias úteis após a data do voo.

Para voos internacionais, as milhas são acumuladas também de acordo com o valor gasto em tarifas, mas também de acordo com a distância entre a saída e a chegada.

Outra vantagem é que, conforme os demais programas, cada vez que você usa o seu cartão de crédito você ganha pontos que podem virar milhas e, no caso do Smiles, todos os principais bancos são parceiros.

Ele possui também as principais companhias aéreas como parceiras, como a Gol, Delta, Airfrance, TAP, entre outras.

Latam Fidelidade e Multiplus

O Latam Fidelidade nada mais é que um cartão da companhia aérea Latam onde você acumula pontos e pode transferir para o programa Multiplus, onde você pode trocar por passagens, produtos e serviços variados.

O acúmulo de pontos também se dá a partir da fidelização do cliente na hora de escolher o voo. Ou seja, quando mais voos com a Latam Airlines e seus parceiros, mais pontos serão acumulados. Outra opção é acumular no dia a dia através de compras com empresas parceiras da Rede Multiplus, na Latam Travel ou ainda com o cartão TAM Itaucard e Multiplus Itaucard.

Tudo Azul

Esse programa é da companhia aérea Azul, e oferece pontos de acordo com os preços da tarifa e da passagem. A categoria básica dá dois pontos por cada real gasto na tarifa promo e três pontos na tarifa flex+.

O Tudo Azul é parceiro da TAP, e também dá a opção de o cliente escolher em que programa prefere acumular seus pontos de voos, no Tudo Azul ou no Victoria, da TAP.

Além disso, eles oferecem acesso antecipado e descontos exclusivos em promoções e bônus ao transferir pontos do cartão de crédito.

Dotz

Existem também alguns programas que não estão vinculados a uma companhia aérea, como o Dotz, que faz parceria com diversos estabelecimentos, e a cada compra efetuada nesses locais você acumula uma certa quantidade de pontos (a quantidade de pontos a cada um real em compras varia de empresa para empresa).

Esses pontos Dotz, além de servirem como moeda de troca de produtos, também podem ser transferidos para programas de milhagens e trocar por passagens aéreas. E mais, clientes do Banco do Brasil que usam Ourocard ganham pontos Dotz em dobro, do cartão e do parceiro.