A primeira coisa a se fazer antes de acumular milhas é conhecer a política de acúmulo e uso da empresa, seja ela companhia aérea, cartão de crédito ou outras. Isso é muito importante para saber os seus direitos e como usar milhas da melhor forma.

Se informar sobre a política de empresas diversas te ajudará a escolher a que atende melhor seus hábitos e necessidades em relação às milhas.

Em seguida, pode partir para o cadastro no programa de fidelidade escolhido, e começar a usufruir das vantagens!

O uso mais comum é realmente para viagens, mas há outras possibilidades conforme a empresa e programa.

  • Viajar com milhas

Quando se acumula pontos em companhias aéreas, o objetivo já é bem claro: usá-las para viajar!

Esse uso pode tanto no sentido de comprar passagens com milhas ao invés de dinheiro, quanto para dar upgrades nas viagens, como trocas de classe no vôo, de econômica para executiva, se houver, ou conseguir prioridade no embarque ou assentos melhores. Vai depender das vantagens oferecidas por cada companhia.

  • Hospedagem com milhas

Há algumas redes de hotéis que fazem parcerias com companhias e agências, normalmente as grandes redes com hotéis em muitos locais, o que é uma grande vantagem.

  • Produtos e serviços

Outra possibilidade é a troca de milhas por serviços ou produtos. O programa Smiles, por exemplo, possui o Smiles Shopping, que oferece desde eletrodomésticos até ingressos para shows, devido a parcerias com lojas. Programas como o Dotz também possibilitam o gasto das milhas em produtos ou… viagens. Está tudo relacionado, basta observar as políticas para entender o que será mais vantajoso para você.

Transferência de Milhas

Quando o acúmulo é feito no cartão da companhia aérea, o uso para viagens já fica claro. Mas quando é feito no cartão de crédito, é preciso fazer a transferência para o local onde quer gastar as milhas, e mais uma vez cada banco tem a sua política para resgate das milhas, ás vezes apresentando uma quantidade mínima para uso, ás vezes cobrando taxas para transferência.