Quase todo mundo já ouviu falar em milhas em algum momento. Mas há muita gente que tem dúvidas sobre o que são milhas. Pois explicaremos tudo com detalhes.  Milhas são pontos, criados como forma de fidelizar os clientes de empresas, em geral companhias aéreas e cartões de crédito. O fato delas acumularem estimula o cliente a continuar utilizando os serviços dessas empresas, para que tenham muitos pontos.

A ideia é antiga, e o primeiro modelo de programa de milhagem foi criando em 1979, mas implantado somente 2 anos depois. A empresa pioneira foi a American Airlines, que posteriormente inspirou diversas outras companhias aéreas em fazer o mesmo. No Brasil, a novidade chegou pela TAM, em 1993.

Como são calculadas as milhas?

A milha originalmente é um sistema de medição de espaço, mais popular no exterior. Uma milha equivale a 1.6km aproximadamente. Nas viagens, para cada milha voada em um trecho, 1 ilha é acumulada no cartão fidelidade.

Para exemplificar melhor: uma viagem de ida e volta de São Paulo a Recife é pontuada por cerca de 2.624 milhas, calculadas pela distância entre as cidades.

Já nos cartões de crédito, o cálculo se dá em dólares. O banco faz uma conversão automática dos gastos da sua fatura de reais para dólares, e pontua em cima desses dólares. A pontuação tem relação com as taxas da anuidade aplicadas nos cartões.

Cada banco tem a sua política de pontuação, mas de forma geral elas vao de 1,3 a 2 pontos por dólar.

Para visualizar melhor a conversão: se você gastou 2 mil reais em um mês no crédito do cartão. Ao pagar, o banco fará a conversão automática para dólar. Se o dólar estiver, hipoteticamente, custando 3,50, sua fatura será de 571 dólares. Se a pontuação do banco for de 2 milhas por dólar, sua pontuação naquela fatura será de 1142 pontos.

Qual a validade das milhas?

Apesar de serem acumulativas, as milhas não são eternas, e possuem um prazo de validade para o uso, senão expiram e são perdidas para sempre. Cada companhia tem sua política de prazos, mas em geral eles giram em torno de 2 ou 3 anos para uso das milhas.

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre milhas, para começar a acumular e usar as suas!