Se todos pudessem escolher, certamente viajariam apenas na primeira classe. Mas você realmente sabe o que esta categoria oferece para seus clientes, além do status? Ter espaço, conforto, silêncio e uma grande oferta no cardápio pode tornar qualquer viagem mais agradável, independente de qualquer outra coisa. Mas é importante lembrar que esta categoria é relativa e depende da companhia com a qual você está viajando, o trecho escolhido e até o modelo da aeronave. Obviamente, o preço também não será o mesmo, mas para muitas pessoas é válido pagar um pouco (ou, talvez, muito) mais por um maior conforto, especialmente em trechos muito longos ou que exigem que o passageiro chegue ao seu destino descansado e pronto para ter um dia “daqueles”.

Aqui, tentaremos apresentar as principais diferenças entre as três categorias, buscando explicar as principais vantagens. Afinal, o que é essencial para um passageiro, pode passar totalmente despercebido por outro, independente da condição financeira de cada um. O que podemos entender dos diferentes tipos de passageiros e da escolha de classes tem muito mais a ver com prioridades do que com a renda ou mesmo o tipo de categoria ao qual pertencem nos programas de milhas de cada companhia.

Classe econômica

A classe econômica é conhecida pela maioria dos brasileiros e das pessoas de todo o mundo. São voos básicos, com cardápio restrito e simples, espaço bastante limitado entre as poltronas (as pessoas mais altas que o digam!) e sem muitas regalias. As poltronas não possuem a opção de reclinar totalmente, de modo que o máximo que se consegue é um bom cochilo em trechos de algumas horas. Depois de algum tempo sentado, a questão do espaço começa a incomodar bastante. No entanto, esta é a classe mais barata para se viajar e é ideal em trechos mais curtos ou voos nacionais.

Classe executiva

Embora a classe executiva seja voltada às pessoas que viajam a negócios, também pode ser uma opção para quem quer mais espaço e conforto e não quer pagar pela primeira classe. Com valor intermediário entre a econômica e a primeira classe, a classe executiva oferece poltronas ergonômicas, muito mais espaço para as pernas, cardápio mais diversificado e muito mais conforto quando comparamos com a classe econômica, além de alguns benefícios extras que já começam no aeroporto: prioridade no check-in, salas vips com direito a bebidas selecionadas e buffet, espaço para dormir e prioridade também no embarque.

Primeira classe

Com valores bastante altos, a primeira classe oferece todo o conforto que um passageiro pode desejar. O cardápio é bem amplo e preparado por chefs renomados e experientes. As bebidas são selecionadas e há a opção de viajar em leitos, onde pode-se desfrutar de uma boa noite de sono. O passageiro que opta pela primeira classe viaja sempre com regalias inimagináveis para a maioria da população. O serviço inclui também traslados, acesso a salões vip, bares, restaurantes, serviços de concierge e muitos outros benefícios, como prioridade no embarque, no check-in e na recepção da bagagem. Algumas companhias possuem spa de banho, piso aquecido, sala de estar e banheiro com chuveiro. A primeira classe, enfim, abrange o melhor que uma companhia aérea pode oferecer em serviços de conforto. Os bilhetes possuem valor bastante salgado, podendo chegar a oitenta mil reais e são frequentemente comprados por celebridades, shakes e outros milionários bastante exigentes.